terça-feira, 23 de setembro de 2014

Seminário de saúde do trabalhador reúne cerca de 300 pessoas

O seminário de saúde é um espaço de formação e aprendizado para os trabalhadores

O Sitracarnes (Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó) realizou no dia 20 de setembro o III Seminário de Saúde do Trabalhador. O evento ocorreu no Salão de Atos da Unochapecó e contou com a presença de aproximadamente 300 trabalhadores.

Ocorreram quatro palestras que debateram o panorama local, nacional e latino-americano do setor da alimentação. O presidente da Contac (Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação), Siderlei de Oliveira, iniciou a programação falando de conjuntura e a luta pela construção da NR 36 (Norma Regulamentadora dos Frigoríficos). A Contac foi uma das entidades que participou da elaboração da norma.

Os palestrantes falaram de temas muito importantes para os trabalhadores

Em seguida, a palestra trouxe um pouco do cenário latino-americano no setor da alimentação com o secretário regional da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Gerardo Iglesias, que abordou também o trabalho dos frigoríficos no Uruguai e na Argentina. O médico do trabalho do Sitracarnes e consultor em saúde do trabalhador Roberto Ruiz palestrou sobre ergonomia, destacando a importância dos equipamentos e ambientes de trabalho serem adaptados aos trabalhadores. Para finalizar, o engenheiro de segurança no trabalho da Fundacentro, Marcos Paiva, abordou os ricos do frio, do calor, do ruído e da amônia nos ambientes laborais.

“Desde que a atual diretoria tomou posse, há mais de três anos, o Sitracarnes tem dado uma atenção especial à sua base de atuação. Ter reajuste salarial acima da inflação é importante, mas também é importante que a gente tenha oportunidades de formação, e o seminário de saúde do trabalhador é um espaço de aprendizado para todos os trabalhadores”, disse o presidente do Sitracarnes, Jenir Ponciano de Paula. “Com certeza saímos deste evento com mais informações e conhecimentos sobre como cuidar na nossa saúde dentro das fábricas”, expôs ele.

Entra de CATs

No final do seminário teve a entrega de 20 CATs

No final das palestras, a direção do Sitracarnes, acompanhada do médico do sindicato, Roberto Ruiz, realizou a entrega de 20 CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalhos). “Essas CATs foram abertas no Sindicato pelo pedido dos trabalhadores adoecidos por causa do trabalho e que tiveram a abertura da CAT negada pela empresa”, expressou disse Jenir.