segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sindicato ganha ação contra BRF/Sadia no Tribunal Regional do Trabalho

Dois diretores sindicais foram demitidos pela BRF/Sadia de Chapecó depois da realização desta assembleia, mas a empresa foi obrigada a readmitir eles

O Sitracarnes venceu a BRF/Sadia de Chapecó na justiça! Mais uma vez a empresa perdeu!
A unidade da Sadia de Chapecó é uma das filiais mais produtivas da BRF no Brasil, mas também é uma das fábricas que mais faz adoecer trabalhadores em Santa Catarina. Esta direção do sindicato, como sempre disse aos trabalhadores, está tomando medidas focadas em mudanças que visem melhorias nos ambientes de trabalho, tornando-os cada vez mais humanizados e com menos riscos.
Isto quer dizer que a empresa precisa reconhecer a existência de riscos e que deve ter maior respeito por seus trabalhadores e dirigentes sindicais. Infelizmente, em várias situações isto está longe de acontecer.
Foi por causa dessa postura intransigente que a BRF arranjou uma desculpa para demitir o presidente do Sindicato, Jenir Ponciano de Paulo, e mais outro diretor, o Alaídes. Eles foram demitidos pela empresa logo depois de uma assembleia de trabalhadores convocada para o dia 14 de junho do ano passado para apresentar a proposta de reajuste salarial realizada pela empresa e para analisar quais seriam as ferramentas de luta dos trabalhadores para conquistarem um aumento de salário, não descartando a possibilidade de greve.
A empresa tentou demitir nosso presidente, o Jenir, para que ele paresse de lutar por melhorias para os trabalhadores, mas a BRF/Sadia se deu mal! 

            O Sindicato então entrou na Justiça do Trabalho, com uma ação contra a empresa e ganhou a causa, e a justiça obrigou a empresa a readmitir os dirigentes sindicais.
Entretanto, a BRF/Sadia de Chapecó não ficou satisfeita que perdeu e recorreu a uma nova instância, indo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Só que também no TRT a empresa perdeu. Além de confirmar a vitória do Sindicato no TRT, a BRF ainda tomou um sermão do Desembargador.
Vejam o texto que o Desembargador escreveu na sua sentença:
            “Por fim, causa espécie (causa surpresa) que a empresa envie representantes de seu departamento pessoal para fiscalizar uma assembleia sindical e mais, querer que seu poder disciplinar alcance atos praticados durante a reunião dos sindicalistas, tornando os trabalhadores temerosos de fazer proposições contrárias à empresa ou aprová-las, inclusive proposição de greve (Processo RO 0003154-34.2012.5.12.0038 - 9)”.
            Fica clara a postura da BRF/Sadia de Chapecó de atuar de forma antissindical, contra as melhorias para os trabalhadores. Também fica demonstrada a seriedade do nosso sindicato, que ganhou a causa tanto na justiça local como na instância superior. O sindicato luta pelo bem estar e melhores salários para os trabalhadores, está do lado dos trabalhadores, andando junto com eles. Esta decisão que obrigada a empresa a readmitir os dois dirigentes sindicais demonstra isso. 
Trabalhadores unidos sempre terão mais força que qualquer empresa sozinha! Faça parte do sindicato, ele luta por você.